terça-feira, 13 de abril de 2010

Considerações sobre religião

Por ALESSANDER BRUNO Zander NAVARRO CATTA PRETA

Sou ateu na prática e agnóstico por reconhecer a limitação do ser humano em compreender o universo em sua totalidade. Isto posto, tive uma educação que misturava “sabores” do cristianismo: do catolicismo (fui coroinha de igreja) ao espiritismo, da umbanda/candomblé (sim sim…) ao “ocultismo clássico” (Blavatsky, Crowley, Papus, etc.) e ao decidir a educação “espiritual” da minha filha, não titubeei: meti-a em uma escola católica. Por quê? Para ela ter o referencial comum brasileiro. Para ela ser educada à base comum da sociedade que ela vive. Para ela não ser um pária. Para ela ser um igual entre tantos.

Fui contra batizá-la. Fui voto vencido. Eu achava que seria lindo ela (se quisesse) ser batizada durante a primeira comunhão. Não rolou e foi lindo da mesma maneira.

No fim da história, espero que ela desenvolva um senso crítico e entenda por fim que religião é o conforto que alguns têm para o inesperado, para o acaso, o improvável. A certeza defronte do incerto e inexorável.

Ou que apenas seja mais uma hipócrita dentre milhares.

Fonte: http://casadozander.com/page/2/

Nenhum comentário: